Clínica Daia Venturieri
31 Março 2023 - Ginecologia

Você sabia que a endometriose é uma das doenças mais dolorosas?

Banner do post Você sabia que a endometriose é uma das doenças mais dolorosas?

Quando falamos que a endometriose exige muita atenção é porque sabemos bem disso! A doença foi considerada inclusive entre as 20 mais dolorosas do mundo em 2019 pelo Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido.

De fato, as pacientes costumam relatar dores bem intensas, especialmente com relação às cólicas. É claro que em algumas pacientes esses sintomas são menos doloridos, mas isso sempre varia de uma mulher para outra, o que explica que muitas sofram tanto com a doença.

Nos casos de endometriose é fundamental buscar tratamento mesmo quando os sintomas e sinais são considerados leves, pois a falta de controle pode ocasionar o avanço gradual da dor. Além das cólicas menstruais intensas, o crescimento inadequado do endométrio também costuma se manifestar de outras formas:

Dores durante as relações sexuais;
Cansaço crônico;
Volume menstrual intenso;
Dores pélvicas, abdominais e nas costas.

Quanto mais cedo o diagnóstico acontecer, maiores são as chances de preservação da fertilidade e do controle dos sintomas, melhorando a qualidade de vida das pacientes.

Por isso, mantenha as suas consultas ginecológicas em dia.

SAC CDV Agendar consulta