Você sabe diferenciar a cólica normal e a cólica da endometriose?

Sentir cólicas é uma situação frequente para mulheres de todas as idades. Essa sensação geralmente surge pela primeira vez ainda na adolescência, como um sintoma comum da Tensão Pré Menstrual (TPM).

Devido à sua relação com a menstruação, as cólicas acompanham as mulheres ao longo de toda a vida fértil, mas é importante saber quando elas podem indicar a presença de endometriose.

Essa é uma doença identificada quando o endométrio, tecido que reveste a parede interna do útero, cresce em outras regiões do corpo feminino. Em casos graves ela causa inclusive problemas à fertilidade feminina.

Normalmente, a cólica normal passa em poucos minutos ou com analgésicos. Já a cólica da endometriose é prolongada e não costuma passar com esses medicamentos. Além disso, a dor da endometriose também costuma ser muito intensa, impedindo atividades rotineiras, como o trabalho e a prática de exercícios.

Na presença de cólicas intensas e prolongadas, é importante procurar o atendimento médico para avaliar a situação e identificar o problema. A boa notícia é que quando a endometriose é diagnosticada, o tratamento medicamentoso ou cirúrgico apresenta ótimos resultados!

E você, será que consegue diferenciar os tipos de cólicas?