Clínica Daia Venturieri - Todos os direitos reservados - 2018

  • Clínica Daia Venturieri

Você não precisa fazer o papanicolau todos os anos!


O papanicolau é um exame preventivo de colo de útero, por isso é tão importante para a saúde das mulheres e causa tantas dúvidas, principalmente sobre a sua periodicidade. . .
Segundo orienta o Ministério da Saúde, não há necessidade de realizar o exame anualmente: isso pode ocorrer a cada dois anos em mulheres a partir dos 25 anos sexualmente ativas. Se não houver nenhuma alteração nos dois primeiros exames, o intervalo pode aumentar para três anos. . .
O que o exame faz é diagnosticar a presença de pré-lesões de câncer que podem vir a ser um tumor caso não sejam removidas, por isso tem essa característica preventiva. Durante o exame a coleta do material é realizada por um espéculo na vagina e o ginecologista também avalia fisicamente a região em busca de alterações. . .
A indicação de realizar o papanicolau anualmente é restringida apenas às mulheres que já tiveram casos de HPV, pois é justamente um fator de risco que pode evoluir para o câncer de colo de útero. Nesse caso também é importante reforçar o acompanhamento ginecológico de rotina. . .
Você já realizou o exame? Compartilhe a experiência nos comentários! . . . #clinicadaia #daiaventurieri #clinicadaiaventurieri #ginecologia #ginecologista #obstetricia #mastologia #cirurgiaplastica #saudesp #medicina #bemestar #saude #ginecologiasp #mastologiasp #obstetriciaperdizes #ginecologiaperdizes #mastologiapedizes #ginecologiamoca #obstetriciamoca #mastologiamoca #drmascelodaia #draliviadaia #papanicolau #cancerdecolodeutero #saudedamulher

1 visualização