Você já ouviu falar em cisto de mama?

Qual mulher não se preocupa quando vê alterações estéticas na região dos seios? É normal ligar o problema ao alerta do câncer de mama, mas nem todas as mudanças estéticas nos seios são sinônimos de problemas graves.

Isso também não significa que elas não exigem atenção, mas é importante investigar corretamente. Uma das alterações possíveis são os cistos de mama, cuja aparência é semelhante a um caroço e a chance de ser um tumor maligno é menor do que 1%.

Para que você entenda melhor, saiba que existem três tipos de cistos: oleoso, sérico ou hemático. A denominação varia de acordo com o tipo de líquido que constitui essa dilatação.

Além do aspecto de caroço, o cisto também pode causar inchaço, dor ou sensação de peso, surgindo em uma ou as duas mamas. É comum ainda que essa alteração se torne mais visível durante o período menstrual.

A mamografia e a ultrassonografia da mama são os exames mais eficazes para diagnosticar o cisto. Não existe um tratamento específico para ele, pois a indicação varia de acordo com as especificações de cada paciente e a avaliação médica, mas alguns casos podem exigir a remoção cirúrgica.

Além da atenção aos sintomas, o acompanhamento médico é fundamental para garantir que o cisto não é maligno e não apresenta risco de evoluir para um problema mais grave.

Você já teve algum cisto? Conte mais!