Tenho pedra na vesícula, e agora?

A equipe da Clínica Daia Venturieri conta com o Dr Lucas Daia (CRM - SP 156219) que é Cirurgião Geral e hoje ele explica um pouco sobre as causas, sintomas e tratamentos para pedra na vesícula.

Um dos motivos causadores de fortes dores abdominais pode ser a pedra na vesícula. Depois do diagnóstico surge a dúvida do melhor tratamento, mas isso varia conforme cada caso.

A vesícula é importante para conservar a bile produzida no fígado antes de ser liberada no intestino delgado, mas quando há excesso de sais ou colesterol pode acontecer a formação de cálculos que prejudicam essa saída.

Esse problema acaba causando as dores abdominais e também nas costas, além de vômitos e náuseas. Para o tratamento é importante saber que as pedras na vesícula não são expelidas naturalmente pelo organismo como pode ocorrer no caso de pedra nos rins. Por isso, o tratamento cirúrgico é indicado em praticamente todos os casos.

A boa notícia é que atualmente é possível realizar a cirurgia através da videolaparoscopia, que é muito menos invasiva do que as técnicas antigas. Além disso, o médico pode receitar alguns medicamentos para controlar o problema enquanto o paciente não realiza a cirurgia.

Você sofre com pedra na vesícula? Conte mais nos comentários e envie as suas dúvidas!