• Clínica Daia Venturieri

Será que estou ovulando?


Qual mulher nunca se fez a pergunta acima, não é mesmo? O ciclo menstrual é composto por diversas etapas de mudanças hormonais, e a ovulação é quando ocorre uma maior liberação de óvulos, elevando também as chances de fecundação.


Para quem está tentando engravidar, é importante saber quando reconhecer esse período de ovulação, que ocorre de 12 a 16 dias antes do início da menstruação. Perto desse período o organismo aumenta a produção de estrogênio e hormônio luteinizante (LH), responsável pela liberação dos óvulos maduros nos ovários.


Após a liberação do óvulo, ele está apto para fecundação por 24 horas. Por outro lado, os espermatozoides podem permanecer até 3 dias no organismo feminino, por isso os dois dias anteriores e posteriores à ovulação costumam ser denominados como "janela de fertilidade".


Além do controle pelas datas do ciclo menstrual, também é possível identificar alguns sinais característicos do período de ovulação:


Aumento do desejo sexual;

Corrimento semelhante a uma clara de ovo;

Temperatura corporal pode aumentar até 1°C;

Cólicas próximas ao ovário.

Você entendeu mais sobre o assunto? Envie também para as suas amigas que estão tentando engravidar!


#obstetricia #mastologia #cirurgiaplastica #saudesp #bemestar #saude #ginecologiasp #mastologiasp #obstetriciaperdizes #ginecologiaperdizes #mastologiapedizes #ginecologiamooca #obstetriciamooca #mastologiamooca #drmarcelodaia #draliviadaia #saudedamulher #saudefeminina #gestacao #gestante #gravidez

1 visualização

Clínica Daia Venturieri - Todos os direitos reservados - 2018