Essa dúvida é muito comum entre as gestantes. Apesar de não haver um ganho de peso mínimo estipulado, é importante ter atenção para que ele não seja muito elevado e acabe sendo prejudicial.
.
.
O ideal é que se ganhe até 12,5 kg ao longo da gestação. É claro que isso terá interferência de vários fatores, como a própria alimentação e estilo de vida dela.
.
.
Há pacientes que ganham mais peso e é fundamental estar atenta. A indicação é de que a paciente não seja sedentária nessa fase, ou seja, que busque atividades físicas apropriadas e de acordo com as suas limitações e também opte por uma alimentação saudável seguida por uma nutricionista, contemplando assim todos os nutrientes necessários para o feto.
.
.
O ganho excessivo de peso é um perigo para a gravidez, sendo fator de risco para a gestante desenvolver hipertensão e diabetes, por exemplo. Essas condições podem gerar mal formação fetal, prematuridade, sofrimento fetal e até mesmo a morte materna e fetal. Além disso também aumenta a predisposição para a criança se tornar obesa e diabética ao longo da vida.
.
.