Quando NÃO tomar a pílula anticoncepcional?

As pílulas anticoncepcionais estão no topo da lista dos métodos contraceptivos mais populares entre as mulheres, principalmente porque também auxiliam na regulação do ciclo menstrual e ajudam a amenizar sintomas como cólicas.

Apesar de tão populares, você sabia que há casos em que elas são contraindicadas? É por isso que destacamos tanto a importância de adotar qualquer método contraceptivo somente com a indicação do ginecologista.

Confira os casos em que as mulheres não devem tomar a pílula:

Doença tromboembólica;

Hipertensão grave;

Câncer de mama;

Doença coronariana;

Gravidez (ou suspeita).

Por se tratar de medicamentos com elevada concentração hormonal, a automedicação de anticoncepcionais orais é perigosa e pode causar danos significativos para a saúde da mulher.

Além disso, nos casos em que as pílulas anticoncepcionais são contraindicadas, existem outros métodos contraceptivos eficazes e seguros, como o dispositivo intrauterino (DIU) e os implantes hormonais.

Você gostaria de saber mais sobre eles? Comente logo abaixo as suas dúvidas e iremos abordar nas próximas postagens!