Posso engravidar durante a menstruação?

Uma dúvida frequente nos consultórios de ginecologia é sobre a possibilidade de uma mulher engravidar durante a menstruação. Esse questionamento é comum devido aos casos de gestantes que apontam o início da gravidez em meio ao período menstrual. Hoje é o momento para esclarecer de vez a dúvida: essa chance existe, sim, mas se deve salientar que é baixa.

Na verdade, há um risco pequeno de desenvolver uma gestação em mulheres com ciclo de 28 dias ou irregular, pois é possível que se ovule durante alguns dias após o fim da menstruação. Já nos ciclos regulares de 28 a 30 dias, a chance de gravidez é muito mais difícil.

Como se pode ver, o risco é baixo, mas ainda existe. Então, o uso da camisinha é fundamental em todas as relações sexuais. Além do risco de contaminação de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), pois a mulher também fica com a imunidade mais baixa neste período, é a forma mais eficiente de método anticonceptivo.

Não se esqueça de que manter manter o acompanhamento ginecológico desde a juventude é a melhor forma de esclarecer todas as suas dúvidas!

Gostou deste conteúdo? Curta para seguir acompanhando!