Clínica Daia Venturieri
31 Março 2023 - Medicina Integrativa

Obesidade aumenta os sintomas da menopausa: MITO ou VERDADE?

Banner do post Obesidade aumenta os sintomas da menopausa: MITO ou VERDADE?

A obesidade preocupa em qualquer fase da vida, mas pode afetar em especial a menopausa. De fato, o peso acima do IMC ideal pode potencializar os sintomas da menopausa e hoje você entenderá melhor isso.

Como tecido adiposo é uma espécie de isolante térmico, ele impede que o calor se espalhe pelo corpo e seja liberado. É por isso que durante a menopausa as ondas de calor podem ser mais intensas em mulheres com índice de massa corporal acima de 30kg/m2.

Outra questão importante é que o excesso de peso também pode aumentar o risco de infecções e de incontinência urinária. Ou seja, é fundamental manter o seu bem-estar e evitar a obesidade!

Apesar dos sintomas comuns durante a menopausa, é importante salientar que cada quadro deve ser tratado de forma individual, priorizando a qualidade de vida da paciente e as suas particularidades. No caso de pacientes obesas, qualquer tipo de dieta ou mudanças de estilo de vida deve ter o acompanhamento médico qualificado.

É indicado avaliar também se o aumento de peso se relaciona com alguma questão hormonal. Assim você garante mais saúde em todas as idades!

SAC CDV Agendar consulta