• Clínica Daia Venturieri

O que todos precisam saber sobre a endometriose: causas e sintomas


A endometriose é uma doença ginecológica que faz o útero não expelir a mucosa que o reveste (endométrio) durante a menstruação, além dessa mucosa crescer em outros órgãos. Saiba quais são as causas e sintomas da endometriose e a importância de procurar um especialista em endometriose assim que perceber que algo não vai bem.


Quais são as causas da endometriose?


Embora não haja um consenso sobre o que causa endometriose, os médicos trabalham com as seguintes possibilidades para explicar o que está por trás do problema:


● Quando o sistema imunológico da mulher está fragilizado, as células do endométrio vão para a cavidade pélvica por meio das trompas de falópio e crescem no útero, ovários, abdômen, bexiga, intestino e até em órgãos longínquos, como pulmões;


● Nas mulheres submetidas a cesariana e histerectomia (retirada do útero que pode incluir remoção dos ovários e trompas), as células endométricas podem ficar presas às incisões e o sistema linfático, formado por vasos parecidos com veias leva as células para outros órgãos.


Outros fatores de risco para endometriose


Você tem seis vezes mais riscos de ter endometriose caso tenha histórico desse problema na família, principalmente se for sua mãe e sua irmã. Um ginecologista em endometriose perguntará se alguma mulher na sua família tem ou teve endometriose. O profissional também questionará se você começou a menstruar muito cedo, se sua menstruação dura mais de cinco dias e se teve problemas no útero.


Principais sintomas da endometriose


O sintoma mais frequente da endometriose é a dor pélvica intensa na menstruação. Ao procurar um especialista em endometriose ele perguntará também se você tem diarreia e sente dor quando faz xixi e evacuar durante o ciclo menstrual. Outro questionamento será se você sente dor nas relações sexuais.


Infertilidade e endometriose


A infertilidade afeta cerca de 50% das mulheres com endometriose. A explicação é que as tubas uterinas ficam comprometidas a ponto de dificultar a fecundação. Por isso é tão importante procurar ginecologista em endometriose ao perceber o primeiro sintoma do problema.


Onde encontrar especialista em endometriose em São Paulo?

A internet é grande aliada na hora de encontrar um especialista em endometriose em São Paulo.


Viste nosso site para conhecer o perfil da nossa equipe de ginecologistas e nossa forma de atendimento.

2 visualizações

Clínica Daia Venturieri - Todos os direitos reservados - 2018