- Clínica Daia Venturieri
O que faz um ginecologista obstetra? Entenda!

As mulheres sabem o que faz um ginecologista. Mas, o que faz um obstetra é algo que poucas possuem conhecimento. Pensando nisso, trouxemos um panorama sobre o trabalho do ginecologista obstetra e dicas de como encontrar uma boa clínica obstétrica em São Paulo.
O que é a obstetrícia?
A obstetrícia é uma especialidade médica que lida com a reprodução feminina. Isso significa que o obstetra cuida do período pré gravidez, gravidez, parto e pós-parto. Para ser obstetra é necessário cursar Medicina e fazer Residência ou Especialização em Ginecologia e Obstetrícia. É possível também ser Enfermeiro Obstetra, nesse caso é preciso ter graduação em Enfermagem e pós-graduação em Obstetrícia.
Quando se consultar com um ginecologista obstetra?
A mulher deve ir à clínica obstétrica assim que decidir ser mãe. Na primeira consulta, o obstetra conversa com a paciente sobre o estado geral de saúde e explica quais exames precisa fazer e quais vacinas e vitaminas são importantes antes da gestação. Os principais cuidados pré-gestacionais passados pelo ginecologista obstetra são:
● Suplementação de ácido fólico três meses antes de interromper o uso do anticoncepcional;
● Espermograma para o homem;
● Importância de exames de urina, fezes, sangue, papanicolau;
● Exames sorológicos para sífilis, rubéola, hepatite B, toxoplasmose, citomegalovírus e AIDS, além de exames genéticos;
● Importância de ter tomado vacinas para rubéola, tétano, hepatite B e catapora.
O que faz o obstetra no pré-natal?
O ginecologista obstetra mede sinais vitais e pesa a gestante, mede a barriga, escuta o coração do bebê, alguns realizam ultrassom no consultório, solicitação de exames e esclarece dúvidas. Em relação ao número de consultas com obstetra durante o pré-natal, o cronograma ideal de visitas na clínica obstétrica é o seguinte:
● Uma consulta por mês até a 34ª semana é;
● Duas consultas mensais a partir da 36ª semana;
● Uma consulta semanal a partir da 38ª semana;
● Consultas a cada dois a três dias, ou até mesmo diariamente a partir da 40ª semana.
Dicas para encontrar clínica obstétrica São Paulo?
Peça indicação de familiares e amigas para encontrar uma boa clínica obstétrica São Paulo. Outra dica é usar a internet em sites de avaliações de médicos e estabelecimentos de saúde. Nesses sites você encontra dados do local e dos profissionais, permitindo você escolher a clínica obstétrica em São Paulo que mais atende às suas necessidades.