Clínica Daia Venturieri - Todos os direitos reservados - 2018

  • Clínica Daia Venturieri

Menopausa: conheça as mudanças mais comuns no seu organismo!


A menopausa se inicia por volta dos 50 anos e representa o período em que o corpo da mulher deixa de produzir estrogênio e progesterona pelos ovários. Como são hormônios que atuam ao longo da vida, é claro que isso causa mudanças no organismo. . .
Muitas pacientes apresentam perda de massa óssea podendo levar a osteoporose, quadro comum nessa fase da vida. A perda da elasticidade também se manifesta, já que há diminuição de produção de colágeno, o responsável pela firmeza da pele. . .
As ondas de calor pelo corpo também podem acontecer, são os famosos fogachos. Elas são curtas, intensas, causam suor e vermelhidão facial, podendo gerar até mesmo constrangimentos sociais. Após é comum ter relato de sensação de frio. . .
O sono é outro momento que pode ser prejudicado, pois todas outras alterações acabam afetando a qualidade dele durante a noite. . .
Ressecamento vaginal, baixa de desejo sexual e indisposição são sintomas também frequentes que afetam a intimidade da mulher. . .
Toda a alteração hormonal e as mudanças ocorridas, causam oscilações de humor que podem ser mais graves até mesmo uma depressão. . .
Apesar de toda essa lista de alterações que mais parece uma sentença de morte, precisamos encontrar a beleza dessa fase. É na vida madura da mulher que surge a grande necessidade pelo encontro consigo mesma. É nela que vamos descobrir um sexo diferente, cheio de novas descobertas e muito mais segura. Está ai a importância de um acompanhamento multidisciplinar, que trabalha em prol da melhora da qualidade de vida na sua mais vasta compreensão: saúde, sexo, vida social e íntima. . . .
Você sofre com a menopausa? Conte mais! . . . #clinicadv #equipecdv #ginecologia #obstetricia #mastologia #ginecologiaperdizes #obstetriciaperdizes #mastologiaperdizes #ginecologiamooca #obstetricamooca #menopausa #saudedamulher #saudefeminina #hormonios #fogachos #ressecamentovaginal #baixodesejosexual #draliviadaia #drmarcelodaia

2 visualizações