• Cl√≠nica Daia Venturieri

Março Amarelo - Esteja consciente sobre a endometriose!

ūüď∑O Mar√ßo Amarelo √© uma campanha mundial de conscientiza√ß√£o sobre uma condi√ß√£o que atinge cerca de 7 milh√Ķes de mulheres no Brasil e pode levar √† infertilidade. . . ūüď∑Essa √© uma doen√ßa inflamat√≥ria causada por c√©lulas do tecido respons√°vel pelo revestimento do √ļtero, o endom√©trio. O que acontece √© que normalmente elas seriam expelidas durante a menstrua√ß√£o, mas nesse caso realizam o movimento oposto e acabam nos ov√°rios e cavidade abdominal. . . ūüď∑√Č importante que as mulheres estejam atentas aos principais sintomas e sinais da doen√ßa: . . ūüď∑C√≥lica intensa; ūüď∑Dor nas rela√ß√Ķes sexuais ūüď∑Infertilidade; ūüď∑Ciclo menstrual irregular. . . ūüď∑O diagn√≥stico √© realizado analisando o quadro de sintomas da paciente e tamb√©m por exames como a videolaparoscopia. Apesar de n√£o haver cura para a endometriose, √© poss√≠vel diminuir os seus efeitos na qualidade de vida da mulher. . . ūüď∑Em muitos casos s√£o receitados anticoncepcionais espec√≠ficos para amenizar os sintomas ou m√©todos cir√ļrgicos. A retirada do √ļtero tamb√©m pode ocorrer, mas em casos muito espec√≠ficos. O importante √© manter-se informada sobre a doen√ßa e procurar atendimento m√©dico caso sofra dos sintomas citados. . . ūüď∑Deixe o seu apoio √† campanha nos coment√°rios! . . . #clinicadaia #daiaventurieri #clinicadaiaventurieri #ginecologia #ginecologista #obstetricia #mastologia #cirurgiaplastica #saudesp #medicina #bemestar #saude #ginecologiasp #mastologiasp #obstetriciaperdizes #ginecologiaperdizes #mastologiapedizes #ginecologiamooca #obstetriciamooca #mastologiamooca #drmascelodaia #draliviada #marcoamarelo #endometriose

3 visualiza√ß√Ķes