• Cl√≠nica Daia Venturieri

Março Amarelo - Esteja consciente sobre a endometriose!

O Mar√ßo Amarelo √© uma campanha mundial de conscientiza√ß√£o sobre uma condi√ß√£o que atinge cerca de 7 milh√Ķes de mulheres no Brasil e pode levar √† infertilidade. . .
Essa √© uma doen√ßa inflamat√≥ria causada por c√©lulas do tecido respons√°vel pelo revestimento do √ļtero, o endom√©trio. O que acontece √© que normalmente elas seriam expelidas durante a menstrua√ß√£o, mas nesse caso realizam o movimento oposto e acabam nos ov√°rios e cavidade abdominal. . .
√Č importante que as mulheres estejam atentas aos principais sintomas e sinais da doen√ßa: . .
Cólica intensa;
Dor nas rela√ß√Ķes sexuais
Infertilidade;
Ciclo menstrual irregular. . .
O diagnóstico é realizado analisando o quadro de sintomas da paciente e também por exames como a videolaparoscopia. Apesar de não haver cura para a endometriose, é possível diminuir os seus efeitos na qualidade de vida da mulher. . .
Em muitos casos s√£o receitados anticoncepcionais espec√≠ficos para amenizar os sintomas ou m√©todos cir√ļrgicos. A retirada do √ļtero tamb√©m pode ocorrer, mas em casos muito espec√≠ficos. O importante √© manter-se informada sobre a doen√ßa e procurar atendimento m√©dico caso sofra dos sintomas citados. . .
Deixe o seu apoio à campanha nos comentários! . . . #clinicadaia #daiaventurieri #clinicadaiaventurieri #ginecologia #ginecologista #obstetricia #mastologia #cirurgiaplastica #saudesp #medicina #bemestar #saude #ginecologiasp #mastologiasp #obstetriciaperdizes #ginecologiaperdizes #mastologiapedizes #ginecologiamooca #obstetriciamooca #mastologiamooca #drmascelodaia #draliviada #marcoamarelo #endometriose

3 visualiza√ß√Ķes0 coment√°rio