Importância cirurgião geral na cirurgia de endometriose

Você sabia que é muito importante um tratamento multidisciplinar quando falamos de endometriose? Em muitos casos a doença exige tratamento cirúrgico, e é disso que vamos falar um pouco hoje!

Além das fortes dores e incômodos que a endometriose causa nas mulheres, ela também pode levar à infertilidade. Por isso, nos casos de endometriose profunda há risco de as lesões atingirem os ovários, bexiga e inclusive o intestino, quando se faz necessária a cirurgia.

Felizmente, hoje há abordagens menos invasivas, como a possibilidade da cirurgia por videolaparoscopia, mas o ideal é ter a participação de um cirurgião geral. O profissional tem mais conhecimento das técnicas e experiência nesse tipo de procedimento, principalmente pelo fato de a condição afetar também outros órgãos conforme citamos acima.

Há também casos mais radicais onde é necessário retirar os ovários e útero, portanto é ainda mais importante a necessidade de um cirurgião geral coordenando o procedimento e auxiliando a diminuir os seus riscos.

Por isso, o ideal é iniciar o tratamento com um ginecologista certificado e de confiança que priorize todos os cuidados na hora da sua cirurgia!