Fique atenta às complicações da endometriose!

📷Entre as doenças exclusivamente femininas, a endometriose é uma condição crônica caracterizada pelo crescimento anormal da mucosa que reveste a parede interna do útero (endométrio) em outras zonas do corpo. . . 📷A formação desse tecido pode acontecer em qualquer região, mas costuma ser mais frequente na zona pélvica, ovários, intestino, reto e fora do útero. Já os principais sintomas da doença acontecem durante o período menstrual e nas relações sexuais. . . 📷O diagnóstico da endometriose ocorre normalmente entre os 25 e 35 anos de idade, mas o seu desenvolvimento já é iniciado durante a puberdade. Por se tratar de uma doença crônica, além de apresentar sintomas acentuados na falta de tratamento, outras complicações também são perigosas, como o sangramento intestinal e o câncer de ovário. . . 📷Uma das complicações possíveis é a infertilidade, aparecendo em cerca de 50% das pacientes diagnosticadas com a doença. Contudo, a presença dessa condição não significa que a paciente não possa engravidar, mas que ela deve ter o tratamento e cuidados específicos! . . 📷📷Para garantir o diagnóstico e evitar complicações da endometriose, é fundamental manter o acompanhamento constante de um ginecologista para controlar a doença! . . 📷Você sofre com a endometriose? Conte mais! . . . #clinicadaia #daiaventurieri #cdv #clinicadaiaventurieri #ginecologia #ginecologista #obstetra #obstetricia #mastologia #mastologista #cirurgiaplastica #saudesp #medicina #bemestar #saude #ginecologiasp #mastologiasp #obstetriciaperdizes #ginecologiaperdizes #mastologiapedizes #ginecologiamoca #obstetriciamoca #mastologiamoca #drmascelodaia #draliviadaia #endometriose