Falta de higiene íntima é fator de risco para uma série de doenças!
A higiene é um dos pontos mais importantes na hora de prevenir doenças e complicações que afetam a região íntima feminina. Caso você não saiba, a falta de higiene ou a limpeza incorreta do local são fatores de risco para o desenvolvimento de infecções e proliferação de fungos.
.
.
Por isso, conhecer a forma correta de higienizar a região íntima é uma das maneiras de garantir a saúde do organismo das mulheres. Entre os pontos essenciais desse tema, é importante compreender que a higiene íntima não significa higiene interna!
.
.
A vagina possui um nível de pH produzido especificamente para controlar a presença de bactérias e fungos. Quando a região é higienizada de forma excessiva ou inadequada, o pH é modificado e a defesa natural do organismo pode ser desativada. Por isso, a limpeza deve ser feita apenas na região externa da vagina.
.
.
Para receber as orientações corretas sobre a forma de higienizar a região íntima, o ideal é frequentar o ginecologista desde cedo, ainda na adolescência.
.
.
Além de receber esse tipo de recomendação, o acompanhamento de um profissional qualificado desde o início da puberdade é fundamental para evitar o desenvolvimento de uma série de doenças ao longo da vida, inclusive DST's.
.
.