Está preparada para os exames de 1º trimestre? Faça a sua checklist!

Vamos falar sobre os exames mais importantes para o seu 1º trimestre de gravidez? É fundamental que as consultas do pré-natal comecem o mais cedo possível, mas quanto aos exames você deve ficar atenta pois não existe uma lista padrão: isso pode variar conforme a sua condição de saúde e gravidez.

Porém, podemos citar alguns exames que são mais importantes durante essas 12 semanas iniciais, sendo em primeiro lugar o exame físico. A partir dele é possível medir a pressão arterial e também se inclui o papanicolau.

Já quanto aos ultrassons, você não deve esquecer o transvaginal, que confirma a gravidez e também permite ouvir o batimento cardíaco e verificar a possibilidade de gestação ectópica e a idade gestacional. Há também o ultrassom morfológico e o exame de translucência nucal, que investigam malformações.

E não se esqueça os exames laboratoriais, que indicam a presença de alguma infecção e avaliam riscos como a eritroblastose fetal. O seu obstetra pode solicitar ainda exames de hepatites, toxoplasmose, HIV, glicemia, entre outros.

Caso a sua gravidez seja de risco, o obstetra poderá solicitar outros exames também. Você entendeu melhor o tema ou ainda tem dúvidas? Conte um pouco sobre a sua gravidez nos comentários e vamos conversar mais!