Endometriose: Conheça os mitos dessa doença

A endometriose é uma doença que afeta negativamente a vida das mulheres, seja em maior ou menor grau. Além disso, há muitos mitos sobre ela que devem ser esclarecidos para não prejudicar a saúde feminina. . .
O primeiro mito é de que a doença não apresenta sintomas. Na verdade muitos deles podem ser leves ou estar camuflados. .
Como por exemplo uma simples irregularidade menstrual ou dor ao evacuar.
As mulheres podem podem apresentar:
Dor na relação sexual;
Ciclo menstrual desregulado ou intenso;
Cólica menstrual intensa e progressiva;
Alterações intestinais;
Dor para evacuar;
Dificuldade para engravidar. . .
O segundo mito é de que a doença é causada pelo aumento do fluxo menstrual. .
Na verdade, deve-se esclarecer que a sua origem pode ter várias causas, incluindo a mais aceita que é a do refluxo menstrual.

Essa teoria baseia-se no retorno de sangue menstrual do útero até a cavidade pélvica gerando a doença. Isso pode ocorrer a partir de qualquer quantidade de sangramento. Além do fluxo, devemos também lembrar do histórico familiar, estilo de vida da paciente e até mesmo a queda do sistema imunológico. . .
Outro mito é de quando se afirma que a endometriose tem cura, isso está errado. Infelizmente não há cura definitiva, mas tratamentos satisfatórios voltados a diminuir os efeitos da condição e aumentar a qualidade de vida da paciente. Esse tratamento dependerá do grau da doença e por isso pode variar para cada mulher. . .
Se você sofre de alterações semelhantes à endometriose, converse com o ginecologista para o diagnóstico correto da doença! . .
Envie suas dúvidas sobre o tema! . . . #clinicadv #clinicadaiaventurieri #equipecdv #ginecologia #obstetricia #ginecologiaperdizes #obstetriciaperdizes #ginecologiamooca #obstetriciamooca #endometriose #dorpelvica #infertilidade #medicina #bemestar #saude #saudedamulher #drmarcelodaia #draliviadaia