Endometriose: Conheça os mitos dessa doença

📷A endometriose é uma doença que afeta negativamente a vida das mulheres, seja em maior ou menor grau. Além disso, há muitos mitos sobre ela que devem ser esclarecidos para não prejudicar a saúde feminina. . . 📷O primeiro mito é de que a doença não apresenta sintomas. Na verdade muitos deles podem ser leves ou estar camuflados. . 📷Como por exemplo uma simples irregularidade menstrual ou dor ao evacuar. 📷As mulheres podem podem apresentar: 📷Dor na relação sexual; 📷Ciclo menstrual desregulado ou intenso; 📷Cólica menstrual intensa e progressiva; 📷Alterações intestinais; 📷Dor para evacuar; 📷Dificuldade para engravidar. . . 📷O segundo mito é de que a doença é causada pelo aumento do fluxo menstrual. . 📷Na verdade, deve-se esclarecer que a sua origem pode ter várias causas, incluindo a mais aceita que é a do refluxo menstrual.

📷Essa teoria baseia-se no retorno de sangue menstrual do útero até a cavidade pélvica gerando a doença. Isso pode ocorrer a partir de qualquer quantidade de sangramento. Além do fluxo, devemos também lembrar do histórico familiar, estilo de vida da paciente e até mesmo a queda do sistema imunológico. . . 📷Outro mito é de quando se afirma que a endometriose tem cura, isso está errado. Infelizmente não há cura definitiva, mas tratamentos satisfatórios voltados a diminuir os efeitos da condição e aumentar a qualidade de vida da paciente. Esse tratamento dependerá do grau da doença e por isso pode variar para cada mulher. . . 📷📷Se você sofre de alterações semelhantes à endometriose, converse com o ginecologista para o diagnóstico correto da doença! . . 📷Envie suas dúvidas sobre o tema! . . . #clinicadv #clinicadaiaventurieri #equipecdv #ginecologia #obstetricia #ginecologiaperdizes #obstetriciaperdizes #ginecologiamooca #obstetriciamooca #endometriose #dorpelvica #infertilidade #medicina #bemestar #saude #saudedamulher #drmarcelodaia #draliviadaia