• Clínica Daia Venturieri

Dra Lívia responde: “Posso engravidar na menopausa?”


Essa é uma dúvida muito comum entre as mulheres, mas a sua resposta envolve alguns fatores que precisam de esclarecimento. Hoje, vamos falar um pouco melhor sobre isso!


A chegada do fim da vida fértil feminina é composta por duas situações distintas: climatério e menopausa. O climatério é o período de transição entre a idade fértil e a última menstruação, quando o fim da fertilidade é registrado. Ele é marcado por alterações hormonais que causam as ondas de calor, diminuem a libido e levam às irregularidades no ciclo menstrual.


Com duração variável de acordo com cada organismo, essa é a fase que ocorre no período em que a mulher está entrando na menopausa, porém não está nela completamente. Portanto, ela pode, sim, engravidar.


Já a menopausa é definida como a última menstruação de uma mulher. Ou seja, após essa ocorrência ela não pode mais engravidar.


Devido a esse período de transição, muitas mulheres se descuidam e engravidam durante o climatério por acreditarem que os sintomas já significam a chegada da menopausa. Por isso, é muito importante você procurar o acompanhamento ginecológico para evitar dúvidas e receber a orientação sobre os cuidados contraceptivos adequados.


Envie as suas dúvidas sobre a menopausa!


#clinicadaia #clinicadv #daiaventurieri #clinicadaiaventurieri #ginecologia #ginecologista #obstetricia #mastologia #cirurgiaplastica #saudesp #bemestar #saude #ginecologiasp #mastologiasp #obstetriciaperdizes #ginecologiaperdizes #mastologiapedizes #ginecologiamooca #obstetriciamooca #mastologiamooca #drmarcelodaia #draliviadaia #saudedamulher #saudefeminina #menopausa #climaterio

6 visualizações

Clínica Daia Venturieri - Todos os direitos reservados - 2018