Devo começar o pré-natal logo após a descoberta da gravidez?

O acompanhamento pré-natal é fundamental para garantir uma gestação segura e o desenvolvimento adequado do feto. Em resposta à dúvida inicial, saiba que sim, o ideal é iniciar as consultas logo ao descobrir a gravidez.

E isso também não termina na hora do parto, pois o contato com o obstetra ainda deve se manter pelo menos por 45 dias após o nascimento do seu filho, no período conhecido como puerpério.

Durante o pré-natal, a saúde da gestante é monitorada através de consultas regulares, cuidados preventivos e a realização de exames. Logo na primeira consulta o obstetra já solicita a realização dos exames pré-gestacionais que possam diagnosticar doenças ou alterações como a diabetes gestacional, pré-eclâmpsia e infecções urinárias.

Alguns dos exames de sangue e imagem requisitados nas primeiras semanas de gestação envolvem também a investigação do colesterol, glicose, IST's, herpes, tireóide, fator Rh, anemia ou doenças genéticas.

Em relação à frequência das consultas durante o pré-natal, é indicada a visita mensal ao médico obstetra ao longo dos primeiros 7 meses e meio. Após a trigésima semana elas devem ocorrer a cada 15 dias e no último mês dde forma semanal.

Você tem dúvidas sobre o pré-natal? Envie para saber mais!