- Clínica Daia Venturieri
Contracepção e Lúpus - Informe-se!

As doenças autoimunes são caracterizadas pelo ataque inadequado do sistema imunológico aos órgãos e tecidos do próprio corpo, e o lúpus está entre esse grupo. Como é mais frequente em mulheres entre 20 e 45 anos, é importante falar sobre a relação entre a doença e os métodos de contracepção.
.
.
O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) afeta as articulações e órgãos como a pele, rins e cérebro. Para as mulheres com lúpus que desejam ser mães, é necessário um planejamento antes de engravidar devido aos riscos à saúde que isso pode ocasionar.
.
.
Por outro lado, quando o assunto é a contracepção, alguns cuidados também são necessários, pois os métodos anticoncepcionais hormonais não são indicados às pacientes com lúpus, já que os hormônios femininos afetam significativamente os efeitos da doença.
.
.
Alternativas como o dispositivo intrauterino (DIU) e anticoncepcionais apenas com progestagênios podem ser utilizados sem aumentar o risco de trombose ou outras complicações. Além disso, não se pode esquecer do uso de preservativo sexual!
.
.
Por isso, o tratamento da doença deve acontecer junto ao acompanhamento ginecológico frequente para evitar riscos e aumentar o bem-estar e qualidade de vida!
.
.
Você sofre com o lúpus? Vamos conversar mais!
.
.
.
#clinicadaia #clinicadv #daiaventurieri #clinicadaiaventurieri #ginecologia #ginecologista #obstetricia #mastologia #cirurgiaplastica #saudesp #bemestar #saude #ginecologiasp #mastologiasp #obstetriciaperdizes #ginecologiaperdizes #mastologiapedizes #ginecologiamooca #obstetriciamooca #mastologiamooca #drmarcelodaia #draliviadaia #saudedamulher #saudefeminina #lupus