Conheça as doenças das glândulas mamárias, seus sintomas e prevenções

O câncer de mama não é a única doença que pode acometer às mamas. Pensando nisso, trouxemos 3 exemplos de doenças mamárias, seus sintomas, sua prevenção e tratamento.

Trouxemos ainda dicas preciosas de como escolher um mastologista em São Paulo.

• Fibroadenoma

O fibroadenoma é um nódulo ou uma massa que varia entre firmeza e elasticidade. Possui formato arredondado e a mulher consegue senti-lo com um leve toque. Atinge desde adolescentes de 15 anos até mulheres de 30 anos.

Por não causar dor, a mulher precisa prestar atenção para ver se não sente algo parecido com uma bolinha de gude nos seios. Como prevenção do fibroadenoma, é recomendado manter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas e adotar hábitos saudáveis.

• Cistos mamários

Os cistos mamários (nome técnico, displasia mamária) são caracterizados pela consistência líquida. A dor é o principal sintoma dos cistos mamários e a mulher pode senti-los ao tocar os seios. Isso já é motivo para a mulher marcar uma consulta com o mastologista. D

Dificilmente um cisto mamário evolui para um câncer. O indício que há algo mais grave é quando o cisto apresenta consistência sólida. Daí, o profissional solicita vários exames para investigação.

A prevenção dos cistos mamários incluem alimentação saudável, exercícios físicos, não fumar, não exagerar no consumo de bebidas alcoólicas e acompanhamento regular com o ginecologista.

• Mastite

A mastite é uma inflamação que geralmente acontece no primeiro trimestre da amamentação. Os sintomas da mastite são inchaço, vermelhidão, dor e febre. Costuma afetar apenas um seio e o que causa a mastite são o contato de bactérias oriundas da boca do bebê e o entupimento dos canais que deixam o leite pronto para ser sugado. O tratamento pode ser com analgésicos, antibióticos ou anti-inflamatório.

A prevenção inclui ingerir ao menos 2 litros de água diariamente, descanso entre as mamadas, aumentar o número de mamadas, compressas quentes nos seios ou tomar banho quente, entre outras ações.

Como escolher e qual é o preço da consulta mastologista em São Paulo?

Prefira uma clínica com fácil acesso independentemente do meio de transporte. Em relação ao preço da consulta com mastologista, há uma variação em cada clínica, porém você deve sempre avaliar se a clínica preza pelo atendimento humanizado.

Viste nosso site para conhecer nossa estrutura física e o trabalho da nossa equipe.