• Clínica Daia Venturieri

Climatério X Menopausa: Você sabe a diferença?


A confusão entre o climatério e a menopausa é muito comum entre as mulheres, mas a partir de hoje você vai entender o que realmente significa cada um!


No caso do climatério, esse é o termo utilizado para apontar o período de transição entre a fase fértil da mulher e a sua última menstruação. O seu tempo de duração varia conforme as particularidades de cada mulher, mas é essencialmente caracterizado pela grande variação hormonal. Os sinais se manifestam por irregularidades no ciclo menstrual, suor excessivo, ondas de calor, diminuição de libido, ressecamento vaginal, variação de humor e desconforto durante as relações sexuais.


Já a menopausa é a última menstruação de uma mulher, marcando o fim da sua vida fértil. Na maioria dos casos isso ocorre entre os 45 e 55 anos. Nos casos excepcionais, a ocorrência em mulheres com menos de 45 anos é chamada de menopausa precoce, e de menopausa tardia em pacientes com mais de 55 anos.


Durante o período que engloba o climatério e a menopausa, a reposição hormonal pode ser uma alternativa eficaz para o controle dos sintomas e a melhora na qualidade de vida feminina. Lembre-se de que o tratamento deve ser personalizado. Por isso, converse com o seu ginecologista para saber se a combinação de hormônios é indicada para você!


Aproveite e compartilhe as suas dúvidas nos comentários!


#clinicadaia #clinicadv #daiaventurieri #clinicadaiaventurieri #ginecologia #ginecologista #obstetricia #mastologia #cirurgiaplastica #saudesp #bemestar #saude #ginecologiasp #mastologiasp #obstetriciaperdizes #ginecologiaperdizes #mastologiapedizes #ginecologiamooca #obstetriciamooca #mastologiamooca #drmarcelodaia #draliviadaia #saudedamulher #saudefeminina #menopausa #climaterio

1 visualização

Clínica Daia Venturieri - Todos os direitos reservados - 2018