• Clínica Daia Venturieri

ATENÇÃO: A vacina do HPV não substitui o papanicolau!


A vacina do papilomavírus humano (HPV) é uma das principais ferramentas para a prevenção do câncer no colo do útero, tumor responsável pela morte de milhões de mulheres anualmente. De acordo com dados da Instituto Nacional do Câncer (INCA), 90% dos casos de câncer no colo de útero tem relação com o HPV.


A vacina é muito importante como forma de prevenção precoce ainda na adolescência, mas ela protege somente contra dois tipos de vírus, o HPV 6 e 18. Ou seja, ela não é eficaz na proteção contra todas as outras variações da doença.


É por isso que o exame de papanicolau é tão importante, pois ele garante a prevenção do surgimento de tumores e diagnostica o câncer de útero de forma precoce. O exame é simples e rápido, realizado no próprio consultório ginecológico, por isso você não tem desculpa para fugir dele.


A indicação é de que todas as mulheres que já iniciaram a vida sexual realizem o papanicolau. Por isso, mantenha as suas consultas ginecológicas para receber a orientação correta e cuidar da sua saúde ainda melhor!


Você já realizou o exame? Conte mais!


#obstetricia #mastologia #cirurgiaplastica #saudesp #bemestar #saude #ginecologiasp #mastologiasp #obstetriciaperdizes #ginecologiaperdizes #mastologiapedizes #ginecologiamooca #obstetriciamooca #mastologiamooca #drmarcelodaia #draliviadaia #saudedamulher #saudefeminina #papanicolau #HPVA

1 visualização

Clínica Daia Venturieri - Todos os direitos reservados - 2018