• Clínica Daia Venturieri

Afinal, quando começa a menopausa? Ela passa?


Você provavelmente não sabe tudo sobre a menopausa, mas hoje vai conhecer um pouco mais! Essa fase de alterações hormonais no organismo feminino pode ser um desafio e depende também de você ter ainda mais conhecimento sobre a sua saúde.


Quanto ao início da menopausa, podemos definir esse momento pela última menstruação, marcando oficialmente o fim do período fértil feminino. No entanto, existe uma fase que antecede esse episódio, chamado de pré-menopausa, quando a mulher percebe o ciclo menstrual mais fraco e irregular conforme a produção de hormônios também diminui.


Na maioria das mulheres a última menstruação costuma acontecer após os 50 anos, mas não existe uma idade padrão, pois algumas mulheres chegam à menopausa de forma precoce.


Será que a menopausa é para sempre? Na verdade, a menopausa caracteriza a transição para o climatério, quando a mulher realmente chega à fase não reprodutiva da sua vida. Não podemos especificar exatamente quanto tempo duram os sintomas e sinais da menopausa, pois isso vai de um ano a mais de cinco.


O ideal é manter sempre o acompanhamento do ginecologista para ter uma transição tranquila e equilibrada. Aproveite e envie as suas dúvidas nos comentários para falarmos mais sobre o assunto!


#obstetricia #mastologia #cirurgiaplastica #saudesp #bemestar #saude #ginecologiasp #mastologiasp #obstetriciaperdizes #ginecologiaperdizes #mastologiapedizes #ginecologiamooca #obstetriciamooca #mastologiamooca #drmarcelodaia #draliviadaia #saudedamulher #saudefeminina #menopausa

1 visualização

Clínica Daia Venturieri - Todos os direitos reservados - 2018