• Clínica Daia Venturieri

A partir de que idade pode-se iniciar o acompanhamento ginecológico?



A idade para o acompanhamento ginecológico é quando acontece a primeira menstruação. Isso é o senso comum, mas é importante frisar que determinadas situações podem levar a menina a ter sua primeira consulta com o ginecologista mais cedo do que é habitual. Saiba mais sobre quando pode começar o acompanhamento ginecológico e descubra como encontrar a melhor opção de clínica ginecológica em São Paulo.


Qual a idade da primeira consulta com ginecologista?


A idade da primeira consulta com o ginecologista varia dos 12 aos 14 anos, quando ocorre a primeira menstruação. Nessa primeira consulta, o médico conversa com a garota sobre higiene íntima, se ela sente desconfortos durante a menstruação e, caso a paciente não seja mais virgem ela é orientada a respeito do anticoncepcional e do preservativo.

Porém, a puberdade precoce e a puberdade tardia são condições onde a primeira ida à clínica ginecológica pode ser antes dos 12 anos ou depois dos 14 anos, respectivamente. Confira um panorama sobre a puberdade precoce e tardia e porque ela deve ser acompanhada pelo ginecologista.


Puberdade precoce


A puberdade precoce é o conjunto de alterações físicas e biológicas como pelos pubianos. Nas meninas a puberdade precoce acontece antes dos 8 anos e ocorrem o desenvolvimento dos seios, a cintura fica mais fina, quadris mais largos e a primeira menstruação.

Uma das causas da puberdade precoce feminina está relacionada a problemas nos ovários, por isso, neste caso a primeira consulta com o ginecologista é mais cedo. O médico solicitará ultrassom pélvico e hormonal, a fim de investigar a ação hormonal dos ovários e no útero.


Se a sua filha tem 8 anos ou menos e apresenta pelos pubianos e nas axilas, quadris largos, desenvolvimentos dos seios e já menstruou, marque consulta imediatamente em uma clínica ginecológica.


Onde encontrar ginecologista particular em São Paulo?


Você chegou até aqui e agora está muito perto de conhecer a melhor clínica ginecológica em São Paulo. Continue conosco e conheça a experiência de nossos profissionais para você escolher o ginecologista particular que cuidará do bem-estar físico e emocional da sua filha. Marque sua consulta com ginecologista particular por telefone, WhatsApp ou aqui no site.

15 visualizações

Clínica Daia Venturieri - Todos os direitos reservados - 2018