- Clínica Daia Venturieri
5 Sintomas da Doença Inflamatória Pélvica!

A Doença Inflamatória Pélvica (DIP) é uma infecção causada pela entrada de microorganismos pela vagina, ocasionando inflamações nos órgãos do sistema reprodutor feminino, como útero, ovários e trompas.
A DIP é considerada uma Doença Sexualmente Transmissível (DST), mas ela também pode surgir após procedimentos na região, como uma biópsia íntima ou a inserção do dispositivo intrauterino (DIU).
As suas principais complicações incluem a formação de abscessos nas trompas de Falópio, danos aos órgãos reprodutivos, gravidez ectópica, dor pélvica crônica e a infertilidade. Por isso, a prevenção, o diagnóstico e tratamento da doença são fundamentais para a qualidade de vida feminina.
Confira algumas sintomas da DIP para ficar atenta:
Secreção vaginal purulenta.
Dor abdominal na região pélvica;
Dor durante a relação sexual;
Febre;
Dor para urinar.
O tratamento é feito através do uso de antibióticos orais ou injetáveis por cerca de duas semanas, mas pode ser complementado com repouso, pausa nas relações sexuais e retirada do DIU em pacientes que utilizam o dispositivo. Em alguns casos, a cirurgia também pode ser indicada.
A principal forma de prevenir a doença é o uso de preservativos em todas as relações sexuais. Então, previna-se e garanta a sua saúde, combinado?
#obstetricia #mastologia #cirurgiaplastica #saudesp #bemestar #saude #ginecologiasp #mastologiasp #obstetriciaperdizes #ginecologiaperdizes #mastologiapedizes #ginecologiamooca #obstetriciamooca #mastologiamooca #drmarcelodaia #draliviadaia #saudedamulher #saudefeminina #dip #doencainflamatoriapelvica