5 Sintomas da Doença Inflamatória Pélvica!

A Doença Inflamatória Pélvica (DIP) é uma infecção causada pela entrada de microorganismos pela vagina, ocasionando inflamações nos órgãos do sistema reprodutor feminino, como útero, ovários e trompas.

A DIP é considerada uma Doença Sexualmente Transmissível (DST), mas ela também pode surgir após procedimentos na região, como uma biópsia íntima ou a inserção do dispositivo intrauterino (DIU).

As suas principais complicações incluem a formação de abscessos nas trompas de Falópio, danos aos órgãos reprodutivos, gravidez ectópica, dor pélvica crônica e a infertilidade. Por isso, a prevenção, o diagnóstico e tratamento da doença são fundamentais para a qualidade de vida feminina.

Confira algumas sintomas da DIP para ficar atenta:

Secreção vaginal purulenta.

Dor abdominal na região pélvica;

Dor durante a relação sexual;

Febre;

Dor para urinar.

O tratamento é feito através do uso de antibióticos orais ou injetáveis por cerca de duas semanas, mas pode ser complementado com repouso, pausa nas relações sexuais e retirada do DIU em pacientes que utilizam o dispositivo. Em alguns casos, a cirurgia também pode ser indicada.

A principal forma de prevenir a doença é o uso de preservativos em todas as relações sexuais. Então, previna-se e garanta a sua saúde, combinado?