Clínica Daia Venturieri - Todos os direitos reservados - 2018

  • Clínica Daia Venturieri

Quando levar minha filha ao ginecologista?


A idade da primeira consulta ao ginecologista varia. Mas, o importante é que a mulher faça um acompanhamento periódico seja com ginecologista do convênio, ou então, com ginecologista particular. Se você tem uma filha, fique aqui para descobrir quando levar a menina para consulta com o ginecologista pela primeira vez e também para saber como é esse momento.

Qual idade ideal para levar a menina ao ginecologista?

A primeira consulta com ginecologista é assim que a garota ficar menstruada pela primeira vez, o que pode ocorrer entre os 12 aos 14 anos. Essa convenção é porque a menstruação é o marco que indica amadurecimento do corpo feminino. Porém, o organismo não está de todo maduro, porque a ovulação pode ocorrer apenas dois anos após a primeira menstruação.

Como é a primeira consulta com ginecologista?

A primeira consulta, seja com um ginecologista de convênio, seja com ginecologista particular é um bate-papo com a menina. O médico perguntará para a adolescente quantos dias dura a menstruação, se ela sente cólicas e qual a intensidade, se ela é virgem e outras coisas relacionadas à sua saúde. Orientações sobre higiene íntima e importância de usar calcinha de algodão são passadas nesse primeiro momento.

Os exames físicos, medo que muitas garotas têm em relação à primeira consulta com o ginecologista costuma ser feito se a paciente já tiver atividade sexual. Neste caso, o médico solicita também o ultrassom transvaginal. Se a menina ainda for virgem, o ginecologista poderá examinar os seios e apalpar o abdômen e pedir um ultrassom abdominal e ultrassom das mamas.

A mãe precisa ficar na sala na primeira consulta?

Isso é uma decisão da menina. Caso ela não se sinta à vontade na presença da mãe ela tem todo o direito de entrar sozinha no consultório ou pedir que a mãe saia durante a consulta. Você que é mãe precisa estabelecer uma relação de confiança com sua filha e entender que o fato da sua menina querer conversar sozinha com o médico não significa que você perdeu a importância.

Onde encontrar ginecologista em São Paulo?

Você está a um passo de conhecer o melhor ginecologista em São Paulo. Entre em nosso site para descobrir a experiência de nossos profissionais e nosso portfólio de especialidades médicas. Marque consultas pelo telefone ou no próprio site.


8 visualizações