• Dra. Camila Ferro Miele / CRM: 133.749

Agosto DOURADO - Mês Dedicado ao Incentivo à Amamentação

O leite materno é considerado o alimento mais completo para o bebê, assim, até o sexto mês de vida, não há necessidade de qualquer complemento. Nele estão contidos todas as proteínas, vitaminas, gorduras e água necessárias para o desenvolvimento. Este contém ainda anticorpos maternos, essenciais para proteger o bebê contra diversas doenças. Os bebês amamentados com leite materno têm menos infecções no ouvido médio, infecções respiratórias, quadros de diarreia e um risco reduzido de desenvolver alergias, diabetes infantil e obesidade .

A amamentação também contribui para o desenvolvimento emocional do bebê, aumentando o vínculo com a mãe e fazendo com que o bebê se sinta mais seguro.

Para uma pega adequada, é necessário que seja abocanhada maior parte da aréola da mãe, de modo que todo o mamilo fique na boca da criança, não permitindo entrada de ar, evitando fissuras e facilitando a ejeção do leite. E, através da sucção correta da mama há um estímulo da musculatura da face, gerando melhor flexibilidade na articulação das estruturas que participam na fala e da formação arcada dentária melhorando também o padrão respiratório nasal do bebê.

Durante a amamentação a composição do leite sofre variações, sendo a porção anterior do leite materno rico em água e anticorpos e a porção posterior em gorduras, por isso a necessidade de que em toda a mamada o bebê seja estimulado a esvaziar a mama.

E ainda, para o sucesso do aleitamento exclusivo, a mãe deve ingerir no mínimo três litros de água por dia e garantir uma alimentação saudável e variada.

Dra. Camila Ferro Miele

Pediatra - Alergia e Imunologia