05 Exames ginecológicos fundamentais!

O cuidado com a saúde íntima deve fazer parte da rotina de toda mulher desde a puberdade até o fim da vida. Esse acompanhamento é o que garante a prevenção de uma série de doenças e o diagnóstico precoce de alterações que nem sempre se manifestam com sintomas.

Falando sobre isso, hoje é dia de abordar os principais exames ginecológicos que devem fazer parte da sua rotina e a função de cada um. Confira a seguir:

Toque vaginal: eficaz para a verificação de dores e tumorações, assim como a checagem do tamanho, posição e mobilidade dos órgãos genitais femininos internos.

Exame especular: direcionado para a análise das secreções vaginais e lesões suspeitas.

Papanicolau: responsável pela detecção de lesões ou infecções no colo do útero.

Colposcopia: indicado para uma análise aprofundada após a identificação de lesões suspeitas durante o papanicolau.

Ultrassonografia transvaginal: fundamental para a identificação de alterações preocupantes no útero, ovários ou trompas.

Todos os exames que você conferiu acima podem ser solicitados pelo médico ginecologista após a avaliação clínica. Caso o profissional suspeite de alguma condição específica ou que surja nesses primeiros exames, ele pode solicitar outros para investigar mais detalhadamente a doença.

Qual foi o seu último exame?