• Clínica Daia Venturieri

Útero duplo: você já ouviu falar?


Conhecido popularmente como “útero duplo”, o útero didelfo é uma anomalia congênita caracterizada pela presença de dois úteros no organismo e que podem apresentar aberturas distintas ou ter o mesmo colo uterino.


O que causa essa condição? Infelizmente não podemos responder isso com precisão, pois não existe uma causa definida para o útero duplo, mas acredita-se que se trate de um problema genético devido à frequência com que é registrado em mulheres de uma mesma família.


A mulher com útero duplo pode passar anos sem sequer ter conhecimento da anormalidade, já que ela não apresenta sintomas ou sinais. Quanto ao diagnóstico, ele normalmente ocorre ao acaso nos exames ginecológicos de rotina ou nos casos de abortos repetidos.


É importante alertar que a presença do útero didelfo não significa que a mulher não posso engravidar, está bem? O que acontece nesses casos é que se torna uma gravidez que exige um acompanhamento mais cauteloso para evitar o parto prematuro ou abortos.


Lembre-se sempre de que a assistência ginecológica e obstétrica de qualidade faz a diferença na sua saúde!


#obstetricia #mastologia #cirurgiaplastica #saudesp #bemestar #saude #ginecologiasp #mastologiasp #obstetriciaperdizes #ginecologiaperdizes #mastologiapedizes #ginecologiamooca #obstetriciamooca #mastologiamooca #drmarcelodaia #draliviadaia #saudedamulher #saudefeminina #gestante #utero #uteroduplo

1 visualização

Clínica Daia Venturieri - Todos os direitos reservados - 2018