Clínica Daia Venturieri - Todos os direitos reservados - 2018

ESPECIALISTA EM ENDOMETRIOSE

A endometriose é uma doença inflamatória onde o endométrio, tecido que reveste internamente o útero, se prolifera fora de seu ambiente tradicional. Pode acometer ovários, tubas, bexiga e intestino. Ela atinge aproximadamente 176 milhões de mulheres no mundo e 10% das mulheres brasileiras. O diagnóstico geralmente ocorre dos 25 aos 35 anos e as causas ainda não foram bem definidas. Acredita-se na hereditariedade da doença e que o refluxo de sangue menstrual esteja relacionado com sua causa. Descubra a importância de se ter um médico ginecologista especialista em endometriose para um tratamento correto.

O que é endometriose?

O endométrio é uma mucosa extremamente vascularizada que reveste internamente a parede uterina. Durante um ciclo menstrual ocorre o espessamento dessa camada que irá se descamar caso não ocorra uma gravidez. Esse produto, rico em material sanguinolento e restos teciduais, é chamado de menstruação. Durante essa fase há produção de substancias inflamatórias que ocasionam contrações uterinas e consequentemente cólicas.

Causas e sintomas da endometriose

Não há uma única causa aceita, mas acredita-se que a principal seja a fixação de células do endométrio provenientes de refluxo menstrual retrógrado, ou seja,

ocorre transporte desse sangue tanto para a vagina quanto para a cavidade abdominal através das tubas uterinas. Essas células geram focos de endométrio em outros órgãos como ovários, tubas, bexiga e intestino.

 

A partir de então, quando se inicia um novo ciclo menstrual, apresentamos crescimento e sangramento em lugares indesejados ocasionando dores. Geralmente, os primeiros sintomas da endometriose são esses, e surgem poucos anos após a primeira menstruação e aumentam progressivamente.

Cesarianas, não ter tido filhos, menstruação precoce, problemas no sistema imunológico e hereditariedade são apontadas como fatores de risco. Os sintomas clássicos de endometriose são cólicas menstruais intensas que aumentam progressivamente, dores ao evacuar, nas relações sexuais, região lombar, podendo ter até mesmo dores no pescoço e no ombro direito.

 

Algumas mulheres apresentam irregularidade menstrual e a infertilidade é um sintoma frequente.

A qualquer sinal desses sintomas a mulher deve procurar um ginecologista especialista em endometriose.

O diagnóstico deve ser feito a partir de uma suspeita após uma conversa minuciosa sobre o ciclo menstrual, as dores e exame físico. Através de um ultrassom com preparo específico para a pesquisa ou ressonância nuclear magnética pélvica, observa-se imagens sugestivas do processo aderencial ou nódulos. A laparoscopia é considerada o exame que dará o diagnóstico definitivo

pois é realizado retirada de material que confirmará a doença, além de ser um procedimento tratativo.

Por que fazer seu acompanhamento preventivo com a gente?

Em qualquer especialidade médica o paciente precisa se sentir acolhido. Em nossa clínica você encontrará atendimento humanizado associado a uma equipe especializada para o diagnóstico e tratamentos precisos. Além do mais, se você procura um especialista em endometriose em São Paulo, tem a vantagem de contar com uma clínica bem localizada com fácil acesso tanto para quem utiliza transporte público quanto quem utiliza carro.

Quer outro motivo para fazer seu acompanhamento ginecológico conosco? Além de sermos uma clínica especialista em endometriose em sp, você poderá realizar tratamentos nutricionais e estéticos no mesmo lugar. Isso representa conforto e praticidade, o cenário ideal para quem não tem tempo a perder.

Agende a sua consulta!